INDEVA na Indústria 4.0

A INDEVA sai na frente mais uma vez e se consolida como a primeira empresa de manipuladores industriais do mundo a ter sua linha de produtos adequada para o conceito de Indústria 4.0!

Mas afinal do que se trata o conceito de “Indústria 4.0″? A primeira grande revolução industrial se deu com as máquinas a vapor e a mecanização dos processos de fabricação antes realizados manualmente… num segundo momento veio a eletricidade que possibilitou os processos de produção em massa… a terceira grande mudança veio com o advento dos computadores e o início de processos automatizados e robôs para substituição do trabalho humano nas linhas de produção.

Na Indústria 4.0 ou também chamada de fábrica inteligente, os computadores e a automação se juntam de uma forma totalmente nova, interconectada e acessível a distância , associada a algoritmos inteligentes que podem aprender e dar suporte aos processos de produção e manutenção da linha com um mínimo de intervenção humana.

Apresentado pela primeira vez ao público durante a Feira Hannover Messe 2011 na Alemanha, segundo artigo da FORBES, são quatro os pilares deste novo conceito de fábrica inteligente:

  1. Interoperabilidade – máquinas, dispositivos, sensores e pessoas que se conectam e se comunicam entre si.
  2. Transparência da informação – os sistemas criam uma cópia virtual do mundo físico através de dados de sensores para contextualizar informações.
  3. Assistência técnica – capacidade dos sistemas para apoiar os seres humanos na tomada de decisões e resolução de problemas
  4. Decisões descentralizadas – a capacidade dos sistemas para tomar decisões simples por conta própria e tornar-se o mais autônomo possível.

Os manipuladores industrias da INDEVA passam a contar com um acessório “INDEVA Gateway” que se conecta à rede CAN do equipamento para coleta em tempo real de dados da sua operação.

INDEVA-GATEWAY

Este gateway quando conectado à rede wi-fi do cliente permite visualizar e acompanhar em tempo real o status de todos os equipamentos da planta quanto a seus parâmetros operacionais.

Tais parâmetros permitem avaliar a produção quanto a tempos e quantidades de ciclos executados por cada equipamento bem como acompanhar aspectos técnicos para suporte a manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

Além disso a INDEVA disponibiliza um app para dispositivos mobile, que permite não só visualizar e acompanhar em tempo real os parâmetros operacionais do equipamento, como também filmar a operação e sincronizar a visualização de tais parâmetros com a imagem do vídeo, material este que pode ser enviado para a central de suporte da INDEVA, reduzindo significativamente o tempo de diagnóstico e resposta para solução de um eventual problema.

Os produtos INDEVA agora estão prontos para a “Indústria 4.0″ e agora oferecem 1) Informação em tempo real; 2) Acompanhamento da operação e performance da produção com base no uso dos nossos equipamentos; 3) Tempo reduzido para comunicação com o centro de serviços para diagnóstico e resolução de problemas de forma mais simples e rápida

Para saber ainda mais sobre a Indústria 4.0 assista este excelente TED Talk!