Manipulando Bobinas

Os manipuladores INDEVA são uma excelente solução para processos que demandam a manipulação de bobinas de eixo horizontal ou vertical, com dimensões e peso variáveis permitindo a manipulação de bobinas matrizes de até 320kg ou de bobinas derivadas de menor peso.

As garras para captura das cargas podem ser mecânicas, magnéticas ou pneumáticas, dependendo da necessidade da manipulação e da característica das peças e do processo. No caso das bobinas, o processo de captura se dá tipicamente através da parte interna do tubete, no entanto outras abordagens são possíveis.

A depender do processo, é possível capturar e manipular as bobinas:

  • Somente na posição vertical, nos casos onde se deseja, por exemplo, mover as bobinas de um pallet para outro;
  • Somente na posição horizontal, nos casos onde se deseja, por exemplo, retirar as bobinas de um berço e posicioná-las em uma máquina;
  • Ou realizar transições entre as posições verticais e horizontais, nos casos onde se deseja, por exemplo, retirar a bobina de um berço horizontal na saída de uma máquina e posicioná-la sobre um pallet na posição vertical.

Nossas soluções são projetadas sempre observando o centro de massa das cargas a serem manipuladas de forma que os esforços de movimentação e de giro sejam os mais suaves possíveis, exigindo o mínimo de esforço do operador e garantindo total ergonomia mesmo durante a movimentação de cargas elevadas. As imagens apresentadas a seguir dão uma ideia da vasta gama de soluções disponíveis em nossa linha de produtos para a manipulação de bobinas.

Manipulando Bobinas

Exemplos de manipulação de bobinas em diferentes aplicações

Dispomos de garras para as mais diversas aplicações e sempre que não houver uma garra adequada para sua aplicação, podemos desenvolve-la sob medida para suas necessidades, para isso a INDEVA conta com uma equipe de engenheiros especializada no projeto e construção de soluções On-Demand.

É possível manipular bobinas dos mais diversos materiais tais como papel, plástico, tecido e fios. Algumas vantagens do uso do produto incluem:

  • Maior velocidade na manipulação de cargas
  • Possibilidade de ampliar a dimensão das unidades produtivas reduzindo tempos de setup
  • Redução da fadiga e ganho de performance dos operadores.
  • Não há manipulação por contato direto com a carga, evitando acidentes e problemas com choques mecânicos, desgaste indevido, contaminação por contato etc, e resultando em maiores índices de qualidade.
  • Baixo consumo energético, alta confiabilidade e baixos custos de manutenção.
  • Manipulação e posicionamento de cargas em locais de difícil acesso para os operadores.

Os manipuladores podem ser instalados em braços articulados que podem ser fixados diretamente sobre o piso, no teto, na parede ou sobre plataformas móveis que permitem deslocar o equipamento de um ponto a outro utilizando empilhadeiras.

Também é possível instalar o equipamento sobre trilhos lineares elevados, que permitem o deslocamento em um ou dois eixos tornando possível cobrir grandes distâncias/áreas com um único equipamento.

Manipulando Bobinas

 Exemplos de manipulação de bobinas em diferentes aplicações

A INDEVA projeta e fabrica manipuladores industriais desde 1970, e hoje é consagrada como líder mundial no fornecimento de soluções que combinam alta produtividade com total segurança e ergonomia, tendo sido a primeira empresa no mundo a obter a certificação UNI EN ISO 9001:1994 para o projeto, produção e venda de sistemas de manipulação de cargas.

A TKS é representante da INDEVA no Brasil e LatAm, especializada no seguimento industrial, atendemos clientes em regime de operação 24×7, desenvolvendo soluções de automação e integração de chão de fábrica focadas em processos logísticos e de rastreabilidade para movimentação e manipulação de cargas, garantindo confiabilidade, segurança, agilidade e ergonomia.

Dispomos de pessoal altamente especializado com treinamento na sede da fábrica na Itália e prestamos atendimento para suporte local aos nosso clientes, oferecendo serviços de consultoria, venda e pós-venda, incluindo garantia local, instalação e comissionamento, manutenção preventiva e assistência técnicas de forma que além de adquirir um produto de extrema qualidade, sua empresa também terá a segurança de poder contar com suporte local e pronto atendimento.

O video a seguir apresenta uma de nossas soluções para a manipulação de bobinas, para mais soluções consulte a nossa galeria de videos.

 
A INDEVA foi fundada em 1838 e tem sido administrada desde então pela família Scaglia, projetando e fabricando manipuladores industriais desde 1970, é hoje consagrada como líder mundial no fornecimento de soluções que combinam alta produtividade com total segurança e ergonomia, tendo sido a primeira empresa no mundo a obter a certificação UNI EN ISO 9001:1994 para o projeto, produção e venda de sistemas de manipulação de cargas. O video a seguir apresenta uma de muitas soluções de garras e aplicações de manipuladores desenvolvidos ao longo dessa história de sucesso.